Notícias

3ª Semana de Ética da Alubar tem início com foco no comportamento individual

“Todos os dias nossas ações e nossos comportamentos estão mostrando para o mundo e para nós mesmos, a pessoas que nós somos. É o conjunto que nós fazemos, que vai nos definir”. Esta foi a mensagem repassada para os colaboradores do Grupo Alubar durante a abertura da 3ª Semana de Ética. O autor da fala é Rossandro Klinjey, psicólogo que atualmente possui mais de 100mil seguidores nas redes sociais e ministrou palestra durante o evento que aconteceu na manhã desta segunda-feira.

Com o tema “Imagem e Reputação – A Ética como Solução”, a 3ª Semana de Ética da Alubar foca justamente na atitude individual de seus colaboradores. De 23 a 30 de outubro, serão realizados treinamentos para todos os que atuam no Grupo Alubar, sejam profissionais diretos ou terceirizados e que integram as empresas Alubar Metais e Cabos e Alubar Energia.

“O tema deste ano nos convida a fazer uma reflexão sobre cada um de nós, de forma individual. Para que possamos refletir sobre qual a imagem que estamos passando para a família, para as pessoas que amamos e para a sociedade”, conta André Cruz, Gerente de Auditoria Interna e Compliance, da Alubar.

O convite do tema proposto extrapola os limites físicos das empresas do Grupo Alubar. Isso porque ao levar a reflexão aos colaboradores, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento das pessoas, da região em que o Grupo possui empreendimentos e para o Brasil como um todo. “Quando a Alubar realiza um trabalho de desenvolvimento de pessoas seja ele técnico ou social, ela tenta melhorar a comunidade em que está inserida. E a 3ª Semana de Ética está incluída neste perfil”, comenta Maurício Gouvea, diretor executivo da Alubar Metais e Cabos.

É que segundo Maurício, “neste momento de reconstrução ética do Brasil, é importante trazer esta conscientização para todos”. Ele diz que a construção de um país de maneira consistente, passa pela atitude individual que tomamos no dia a dia. “Nada mais importante do que conscientizar, ligar um botão nas pessoas, para que ocorra um entendimento de que cada um é fundamental para uma sociedade que possa crescer de forma sustentável, sem ter que se preocupar em gastar recursos em combate à corrupção, em ações que não são diretamente ligadas ao seu desenvolvimento”, completa.

Um dos caminhos, de acordo com Rossandro, é a necessidade de entendimento de que no ambiente profissional, o respeito à diversidade, a tolerância aos outros, é fundamental. “Queremos construir um país melhor e a nossa grande colaboração pro Brasil melhorar não é apenas almejar uma reforma política, é sobretudo começar uma reforma pessoal no conjunto de nossos comportamentos”, sugere.

E em dias de “selfies”, “stories” e as mais diversas formas de se comunicar e se expor nas redes sociais, a preocupação com a imagem e reputação cresce de forma exponencial. Por isso, a dica de Rossandro é ser coerente com o próprio comportamento. Dica que o diretor da Alubar Energia, Afonso Aguillar, irá levar para os colaboradores da empresa. “Eu gostaria que a nossa selfie fosse feita usando a espontaneidade das pessoas. Ser transparente, é mostrar a Alubar como a gente é. Nós somos compostos por células, cada uma forma um todo, então se cada de um de nós formos o que a gente é, então a empresa vai refletir isso”, diz Afonso.

Para o presidente do Conselho Administrativo do Grupo Alubar, José Maria Barale, a realização da 3ª Semana de Ética da Alubar integra um desejo que sempre caminhou com o crescimento da empresa. “Desde sempre temos a ideia de aprender com os erros e de trabalhar em função das necessidades da região, da expectativa das pessoas, dos fornecedores e dos clientes. Queremos sempre favorecer o desenvolvimento de onde estamos trabalhando. Esta é uma linha de conduta do Grupo”, diz o Conselheiro.

“Nessa 3ª semana iremos trabalhar com a ideia de comportamento ético, então acredito que estamos no bom caminho. E, claro, da nossa vocação de atuar sempre com ética, temos também a demanda de mercado, como legislações e exigências de grupos e empresas internacionais a respeito de normas e comportamento que regulem nossa posição ética”, complementa José Maria.

Além da palestra de abertura e de treinamentos para todos os colaboradores, a 3ª Semana de Ética da Alubar também conta com peças visuais e digitais que levam o tema do evento em todas as unidades do Grupo Alubar e sociedade em geral.


Outras Notícias