Notícias

Executivos da Alubar participam do lançamento do Sistema de Distribuição de Gás Natural em Barcarena

No dia 14 de agosto, o Governo do Pará realizou a cerimônia de entrega do Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN), da Companhia de Gás do Pará, no Porto de Vila do Conde, em Barcarena. A empresa é responsável pela distribuição e movimentação de gás natural com exclusividade no território estadual. O gás chega ao Pará em navios, na forma liquefeita, e é conduzido por gasodutos até a estação de recebimento da companhia.

Em operação desde janeiro deste ano, o Sistema já movimentou mais de 90 milhões de metros cúbicos de gás natural, atendendo inicialmente ao setor industrial. A SDGN tem capacidade para atender diversas indústrias de forma simultânea. No setor termoelétrico, esse atendimento iniciará no segundo semestre de 2025.

A  Alubar foi a primeira empresa a assinar o contrato de fornecimento de gás natural no polo industrial de Barcarena e o fornecimento iniciará no ano de 2025. Além do governador Helder Barbalho e do diretor-presidente da Companhia de Gás do Pará, Fernando Flexa Ribeiro, os executivos da Alubar estiveram presentes no evento de lançamento do Sistema. Otávio Ribeiro, diretor de Assuntos Corporativos, Mônica Alvarez, gerente de Comunicação, e Hermann Duarte Ribeiro, gerente de Segurança Patrimonial e Transporte participaram da programação.

Vantagens do GN

O gás natural é amplamente utilizado no Brasil e em outros países como fonte de energia, tanto para a geração de eletricidade em usinas termoelétricas, quanto como combustível na indústria. É uma opção mais eficiente, segura e menos poluente em comparação a outros combustíveis, como o carvão e o óleo combustível. A migração para essa nova matriz energética no Estado está em consonância com a preparação para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém em 2025.

Segundo Maurício Gouvea dos Santos, CEO do Grupo Alubar, o gás natural no Pará para o segmento industrial é importante porque atenderá uma necessidade das empresas localizadas em Barcarena. As empresas terão menor corrosão dos equipamentos e menor custo de manutenção. Além disso, um menor custo de manuseio de combustível, pois o sistema de distribuição de gás natural foi implantado no Porto da Companhia das Docas do Pará.

“Com o projeto de gás natural no Pará vamos nos tornar mais competitivos no mercado de cabos elétricos de alumínio. Teremos uma redução de custo na troca de gás GLP por gás natural, com isso vamos ganhar em eficiência operacional e ainda vamos contribuir com a redução na emissão de gases do efeito estufa”, destaca o CEO da Alubar, Maurício Gouvea dos Santos.


Outras Notícias