Notícias

Projeto Japiim comemora 11 anos de atuação

O japiim é um pássaro da Amazônia que faz tudo de forma coletiva, desde os ninhos até criar os filhotes. A ave, inclusive, cuida dos filhotes de outras espécies que aparecem em seus ninhos. Esse modo coletivo e solidário de viver inspirou o nome do projeto social desenvolvido no município de Barcarena pela Alubar e que este mês de agosto completou onze anos de atuação.

Juntas, dezenas de mulheres que participam do projeto desenvolveram o ofício de costureiras. Através de cursos de capacitação e palestras sobre empreendedorismo, hoje tornam-se protagonistas na administração financeira do lar. “A gente percebe que a renda real que elas vêm recebendo está cheia de significados: trata-se de autonomia e consciência do valor do seu trabalho”, conta Márcia Campos, Coordenadora de Projetos Sociais da Alubar.

Para comemorar os 11 anos da iniciativa, foi realizado um café da manhã especial na sexta-feira, 25. Na ocasião, além dos integrantes do Japiim, estiveram presentes Conselheiros, diretores e colaboradores da Alubar. “É um projeto que vem crescendo e se desenvolvendo e proporciona muita alegria. E mais do que medir o sucesso pelo número de camisas produzidas, pela renda gerada, é gratificante observar que o Japiim muda a vida das pessoas positivamente. É perceptível que mesmo entre aqueles que já não fazem parte do projeto, mas que passaram por aqui, ocorreu um impacto positivo. Então nossa torcida é para que tudo continue crescendo, assim como o Núcleo na Ilha Arapiranga, que também se desenvolva e gere bons frutos”, comentou Ricardo Figueiredo, Conselheiro da Alubar.

O Diretor Executivo da Alubar Metais e Cabos, Maurício Gouvea, também enfatizou a transformação proporcionada pelo projeto. “Vemos essa evolução física e de pessoal do Japiim. É uma alegria acompanhar este crescimento. E é uma transformação que chega inclusive dentro da fábrica, junto aos nossos colaboradores. Todos nós temos um papel importante para que o projeto continue se desenvolvendo”.

O Conselheiro Fernando Nakazato também participou da comemoração. “É um orgulho ver essa dedicação no projeto. Ver que esta semente plantada há 11 anos hoje é praticamente uma árvore”, falou. Já o Diretor Financeiro da Alubar, Otávio Ribeiro, lembrou que o Japiim está em fase de expansão. “Hoje é um dia de agradecimento. Mas já queremos comemorar ano que vem o cumprimento da missão atual que é o Núcleo do projeto na Ilha Arapiranga, fazer esta etapa dar certa também”, disse.

Capacitação e geração de renda - Ao longo deste período, a capacitação das integrantes do Japiim foi umas das prioridades da Alubar, que acompanha com atenção o desenvolvimento de todas. O apoio se dá por meio de cursos de corte e costura industrial, modelagem, entre outros, promovidos em parceria com o Senai, além de palestras sobre empreendedorismo e gestão de negócios, do Sebrae.

As costureiras do Japiim produzem os uniformes dos colaboradores da Alubar, e a empresa os compra. O projeto, que funciona na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Barcarena, contribui para a geração de emprego e renda e para o desenvolvimento do município. Em 2016, por exemplo, o Japiim proporcionou renda média mensal de um salário mínimo para cada mãe participante.

“Hoje eu me comunico, me relaciono melhor com as pessoas e tenho uma profissão que tomei para mim, que é a de costureira”, explica Ana Lúcia Rodrigues, que entrou no projeto há um ano e já colhe os benefícios. “Comecei como uma forma de ajudar meu marido financeiramente e agora tenho uma fonte de renda e a possibilidade de me profissionalizar. Só tenho a agradecer e comemorar hoje”.

Andréia Góes, 40, há cinco anos no Japiim, também enfatizou o lado profissional ao falar durante o evento comemorativo. “Também quero agradecer ao projeto. Para mim é um emprego. Fico muito feliz por participar e sempre digo às pessoas que o Japiim é tudo na minha vida: minha casa, meu trabalho e de onde tiro o meu sustento”, disse Andréia.

Emoção – Durante o café da manhã, alguns momentos foram de emoção durante a fala dos convidados. O colaborador Marco Pinto, Coordenador de Infraestrutura da Alubar, e que acompanhou a trajetória do Japiim, relembrou emocionado o começo da iniciativa. “É até difícil falar. A gente lembra que no começo este local em que estamos era só mato e hoje vemos esta sede estruturada, gerando renda para estas mães. Eu também agradeço a todos por fazerem esse projeto uma realidade”.

Mesmo quem esteve pela primeira vez na sede do projeto se emocionou. “Sempre li sobre o Japiim em nossos comunicados, jornais, site, notícias. Mas estar aqui, ver que faço parte de tudo isso, é realmente um motivo de orgulho por apoiar. Muito obrigado pela oportunidade de comemorar esta data, fiquei emocionada de estar aqui hoje”, relatou Dorcas Soares Xavier, Coordenadora de Suprimentos da Alubar.

O colaborador Edgar Oliveira, do setor de Gestão de Pessoas, destacou o papel do projeto Japiim como um diferencial da Alubar. “A gente sente um orgulho de participar do contexto do projeto, de ser um cúmplice para que tudo dê certo. A gente percebe que é uma iniciativa que gera um diferencial pra empresa, por toda essa questão de gerar renda e transformação positiva na vida de todos que compõem o Japiim”.


Outras Notícias