Notícias

Treinamento foca em identificação e solução de problemas operacionais

A área de Sistema de Gestão Integrada da Alubar promoveu, nos dias 14, 16 e 21 de maio, um treinamento chamado “Causas Raízes e os 5 Porquês”. Dividido em parte teórica e parte prática, a programação ocorreu no auditório da Alubar Metais e Cabos e teve como objetivo aperfeiçoar a identificação e resolução de problemas operacionais.

Cerca de 70 colaboradores de diversas áreas da empresa participaram do treinamento. As equipes treinadas atuam diretamente na resolução de relatórios de ação corretiva (RACs) de clientes, fornecedores, processos internos e auditorias, e também trabalham com as Ordens de Serviço Emergenciais (EWOs), investigando paradas de máquinas na área operacional.

“Ao fim do treinamento, os colaboradores se tornam aptos a identificar com maior precisão a causa raiz de um problema, prevenir sua recorrência, criar planos de ação com base em dados e informações e contribuir com o Sistema de Gestão Integrada da Alubar e com a melhoria de seus próprios indicadores e processos”, destaca Camila Veras, analista do Sistema de Gestão Integrada da Alubar.

Com a utilização do conceito de causa raíz (raiz), motivo mais básico para a ocorrência de um problema, e da metodologia dos “5 porquês”, na qual se pergunta 5 vezes o “por que” de um problema, o treinamento abordou as questões enfrentadas pelas diversas áreas quanto às não conformidades existentes. Além disso, foi apresentado um manual com o passo a passo para a investigação de uma não conformidade, com a coleta de dados e definição do problema, passando pela análise do processo e do desvio, verificação das barreiras de controle, e por fim a definição da causa raiz com o método dos 5 por ques e a elaboração do plano de ação.

Já no treinamento prático, os participantes foram divididos em grupos e analisaram casos reais de não conformidades, para investigar os fatores envolvidos, o processo e suas falhas, e propor ações corretivas. Após o período de 2 horas de investigação, as equipes se reuniram novamente para apresentar os resultados e realizar quizzes sobre os assuntos do treinamento.

A analista de logística da Alubar, Grace Cardins, foi uma das participantes do treinamento. Para ela, os conhecimentos aprendidos serão importantes para a resolução de problemas no dia a dia do trabalho. “Com esse treinamento, será possível fazer a identificação e eliminação de problemas recorrentes, e por essa razão ter uma tomada de decisão de forma mais assertiva. Contribui também o engajamento das equipes em busca de melhoria contínua sempre”, conclui a colaboradora.


Outras Notícias