Notícias

Capitania dos Portos realiza palestra na Alubar sobre segurança fluvial

Colaboradores que utilizam o transporte Rodo-Fluvial da Alubar, que realiza o trajeto Barcarena-Belém-Barcarena, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer as principais características de segurança nas embarcações paraenses. É que na manhã desta quinta-feira foi realizada palestra no auditório da empresa sobre Segurança Fluvial, ministrada pelo Sargento Miranda, da Capitania dos Portos.

Durante os esclarecimentos, o Sargento Miranda destacou que a Capitania dos Portos trabalha para garantir a segurança de todos que navegam pelos rios da região. “Tudo começa na hora de regularização, para identificar se aquela embarcação de fato está apta para a atividade que será destinada. E mantemos a fiscalização, para checar se os itens de segurança estão corretos, em quantidade suficiente, se a lotação está dentro do permitido, tudo isso contando com a colaboração de todos os envolvidos, seja da tripulação, ou mesmo dos passageiros, que devem sempre denunciar ao verem uma irregularidade”, disse.

A apresentação destacou quais os principais equipamentos de segurança existentes na navegação e como utilizá-los em caso de necessidade. “O mais importante no momento de um naufrágio é manter a calma. O desespero é um inimigo nestas horas”, reforça o Sargento. Segundo ele, é necessário destacar, inclusive, que o comandante é quem tem a autoridade para avisar os passageiros da situação de um naufrágio. “Isso porque muitas vezes os passageiros, geralmente pela falta de experiência, ficam com medo quando as ondas aumentam e isso pode gerar uma situação de descontrole, o que é prejudicial”, esclarece o Sargento.

Mas é na hora de sair do estaleiro que o trabalho de segurança começa. É o caso da lancha Clícia X, que realiza o transporte de colaboradores da Alubar que moram em Belém. “É uma embarcação regularizada, que atende todos os requisitos da Capitania dos Portos, com todos os equipamentos de segurança indicados para este tipo de navegação e que passa por manutenções regulares e inspeções mensais”, conta Marco Pinto, Coordenador de Infraestrutura do Setor de Expansão e Infraestrutura da Alubar.

A colaboradora Eleni Tavernad, Analista Financeira da Alubar, aprovou a realização da palestra. “Foi muito importante receber todas estas informações. A questão de se manter a calma em situações de perigo foi um dos pontos que mais achei válido. É uma recomendação que fortalece a coletividade, já que durante a viagem estamos todos juntos”, comentou Eleni.


Outras Notícias