Notícias

Abertura da SIPAT da Alubar teve clima de investigação policial

Detetives particulares britânicos, mas que curiosamente possuíam sotaque paraense e gostavam de açaí com farinha, realizaram uma alta investigação no auditório da Alubar, na manhã desta segunda-feira, 02, em Barcarena. O motivo? Um papelão estendido no palco, em formato de corpo humano, levantava suspeitas sobre um possível acidente de trabalho.

As diligências foram executadas durante a abertura da 19ª SIPAT Alubar e 10ª SIPAT Integrada. Os investigadores fizeram uma minuciosa análise comportamental dos colaboradores presentes e suspeitaram daqueles que filmavam a ação com celulares ou lembraram personagens de cinema. Após colherem depoimentos e poucos minutos após as provas serem levantadas, o veredito: tudo não passou de uma cena montada para chamar atenção para o comprometimento e segurança no ambiente de trabalho.

Foi com este clima policial e de muito humor e participação de colaboradores da Alubar, que a empresa deu início à Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). Os responsáveis pela descontração foram os integrantes do Grupo Encenação Cultural, que durante a apresentação da peça “Uma investigação teatral”, enfatizaram diversas atitudes e discussões dentro do tema “Comprometimento e Segurança”, que norteia a SIPAT deste ano.

Antes da peça, o Coordenador de Saúde e Segurança do Trabalho da Alubar, Nuremberg Soria, lembrou que os próximos dias na empresa serão de reflexão. “A política da Alubar já enfatiza a questão da saúde e segurança. É algo que está no dia a dia da empresa. Durante a SIPAT temos a chance de lembrar que tudo depende de pessoas. Não adianta espalharmos avisos, termos EPI’s, colocar quadros, se não houver o compromisso de todos. É preciso ter atitudes e hábitos seguros e saudáveis”, enfatizou Nuremberg.

O cuidado com a saúde e segurança de todos os colaboradores, sejam diretos ou terceirizados, já resultou em uma redução de 80% dos acidentes de trabalho na Alubar. “Conseguimos diminuir os números mesmo aumentando o nosso quadro de colaboradores. É um dado muito bom, mas que ainda não comemoramos. Ficaremos felizes quando chegarmos no acidente zero. Por isso, reforçamos que a segurança é algo que precisa estar em foco o ano inteiro, termos que ter em mente que todos os dias saímos de casa, e todos os dias precisamos voltar bem, com saúde”, disse Ana Carolina Santos, Gerente de Gestão de Pessoas da Alubar.

O Diretor Executivo da Alubar Metais e Cabos, Maurício Gouvea, também discursou durante a abertura da SIPAT. “Já temos um longo histórico de eventos, programas, treinamentos e preocupação demonstrada com a segurança aqui na Alubar. A evolução de redução de acidentes é clara, é algo para se comemorar. Mas é preciso entender que não há programa, não há treinamento que sobreponha o nosso desejo de voltar bem para casa todos os dias. Sempre temos que querer estar de volta bem e isso depende de cada de um de nós, de como encaramos o trabalho e a decisão que tomamos no momento em que temos dúvida sobre a nossa segurança”, alertou Maurício.

SERVIÇO:

Clique aqui para conferir a programação da SIPAT


Outras Notícias