Notícias

Alubar disponibiliza novo cabo para o mercado

Cabo ACFR Alubar trapezoidal tem como diferencial o núcleo em fibra de carbono

O Brasil possui boa expectativa de crescimento para os próximos anos e a infraestrutura do setor elétrico deverá estar devidamente preparada. A Alubar, líder na América Latina na fabricação de cabos elétricos de alumínio e produtora de condutores elétricos de cobre para média e baixa tensão, busca constantemente o desenvolvimento de novos compostos e tipos de condutores, como forma de aumentar a capacidade de condução de energia elétrica, sem incrementar o peso e a flecha entre as estruturas, e assim se adaptar a este mercado.

Assim, a empresa passa a oferecer ao mercado o cabo compacto ACFR (Aluminum Conductor Fiber Reinforced). Trata-se do condutor elétrico com fios de alumínio trapezoidais, já utilizado pelo mercado, com uma grande novidade: o núcleo de fibra de carbono. Este diferencial agrega tecnologia ao cabo que é termorresistente com alta capacidade de transmissão.

Isso porque os benefícios do cabo ACFR Alubar Trapezoidal passam pelo maior autoamortecimento (menos vibração e fadiga do cabo) e melhor aerodinâmica. Pois o uso de material mais leve e resistente que o aço de mesmo diâmetro, proporciona ganhos para os grandes projetos, como baixas flechas que oferecem maior segurança, ou mesmo o uso de menos torres ou torres mais baixas, diminuindo assim o custo global. Tudo isso acarreta ainda em menores esforços às estruturas de suporte (torres e postes).

“Este é um condutor que apresenta inúmeras vantagens. A utilização de fios trapezoidais no cabo proporciona uma maior área útil de ocupação no mesmo diâmetro em relação aos fios circulares convencionais. As características também possibilitam uma maior condução de energia elétrica e isso os torna ideal para substituir cabos sobrecarregados em um processo de recondutoramento e/ou recapacitação de linhas de transmissão”, afirma Sidnei Ueda.

Por isso, na avaliação de Sidnei, o crescimento da economia nacional, citado anteriormente, torna os projetos com cabos condutores de alta capacidade como o ACFR Alubar compacto mais importante, de forma a garantir um processo de expansão e evolução das redes de transmissão e distribuição de energia elétrica.

“A Alubar tem participado no detalhamento dos projetos. Existe um cenário com perspectiva de alto crescimento para a utilização deste tipo de cabo a partir de 2020 / 2021, quando mais linhas deverão estar sobrecarregadas e envelhecidas, considerando também, paralelamente, à dificuldade de se obter novas faixas de passagens e licenças para novas linhas”, analisa Sidnei.

O jeito Alubar – A utilização do núcleo de fibra de carbono para os cabos trapezoidais é reflexo direto de um dos valores da Alubar: a melhoria contínua. A empresa que constantemente busca o desenvolvimento de novos compostos e tipos de condutores, como forma de aumentar a capacidade de condução de energia elétrica, sem incrementar o peso e a flecha entre as estruturas, viu no uso deste material a solução para oferecer ao mercado o cabo ideal para grandes projetos elétricos.

“Hoje a Alubar tem um processo só dela de produzir o cabo ACFR Trapezoidal. Fizemos estudos e pesquisas, com a participação de diversos setores da empresa, como as áreas de Engenharia, Produção e Manutenção, de forma a otimizar a produção deste condutor”, explica Anderson Pratta, Gerente de Engenharia da Alubar.


Outras Notícias