Notícias

Projeto Japiim completa 13 anos transformando vidas

A Alubar é uma empresa de transformação. Mas não apenas no sentido de produzir cabos elétricos a partir do alumínio líquido e de vergalhões de cobre. A transformação está nas pessoas, sejam as que trabalham direta e indiretamente em nossas unidades, a partir do investimento nos profissionais e empresas parceiras, ou na comunidade como um todo. É o caso do projeto Japiim, que nesta sexta-feira completa 13 anos de atividades.

A iniciativa que começou em 2006, já transformou a vida de diversas mulheres através da profissionalização com a realização de curso de corte e costura industrial e incentivo ao empreendedorismo.

E para comemorar mais um ano, as integrantes do Projeto Japiim e colaboradores da Alubar participaram de um almoço especial nesta semana. “Quando olhamos para o início do projeto e enxergamos o resultado atualmente, é algo muito gratificante ver que o Japiim continua gerando esta transformação na vida dos participantes sempre para melhor”, comentou na ocasião o Diretor Industrial da Alubar, André Kishi.

“A Alubar é uma empresa transformadora não só de produtos, mas de pessoas. E trazemos isso para nossos projetos sociais. O Japiim é um exemplo, uma iniciativa que vemos os resultados no dia a dia e que com certeza serão perpetuadas”, disse Otávio Ribeiro, Diretor Financeiro da empresa.

A sede do projeto está localizada na Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) de Barcarena, onde atualmente são atendidas 30 mães. O Projeto Japiim também possui uma extensão na Ilha Arapiranga, que beneficia mais 20 mulheres.

Qualidade de vida - Com ações programadas no segundo semestre para dar continuidade no planejamento, o Projeto Japiim apresentou uma novidade este ano para as participantes. “No ateliê que temos na nossa sede, temos tido excelente resultados, seja em termos de peças produzidas pelas mães, mas também na qualidade de vida delas. Este ano, por exemplo, iniciamos aulas de pilates de solo”, relata Márcia Campos, coordenadora dos projetos sociais da Alubar.

Segundo a coordenadora, esta ação complementar tem contribuindo para uma melhor concentração. “O ofício de costureira, devido à suas características de trabalho, pode provocar desconforto na profissional. Então nós estamos fazendo alongamentos e relaxamento. Tudo ajuda não apenas na parte física, mas também mentalmente”, complementa Márcia.

Como signatária do Pacto Global da ONU, a Alubar tem o projeto Japiim como iniciativa alinhada à ODS 1 - Erradicação da pobreza.


Outras Notícias