Notícias

Alubar amplia atuação com aquisição de unidades

O ano de 2019 foi repleto de desafios e conquistas para a Alubar. No mês de setembro, a empresa anunciou ao mercado a aquisição da unidade Alubar Metals, que irá produzir 100 mil toneladas de vergalhões e ligas de alumínio por ano. A fábrica está instalada em Bécancour, na província de Quebec, no Canadá. Em dezembro a líder na fabricação de condutores de alumínio na América Latina também deu mais um passo no crescimento que acompanha as ações da empresa em mais de 20 anos de atuação: a compra da unidade Alubar Montenegro, no Rio Grande do Sul, à 40km da capital Porto Alegre. Outra novidade é que a empresa prepara um escritório de negócios em Miami, nos Estados Unidos.

As unidades Alubar Montenegro e Alubar Metals possuem previsão de iniciar produção no início de 2020. A unidade gaúcha, no entanto, entrará em operação antes, já no mês de janeiro, com capacidade mensal de entregar 1.000 toneladas de condutores elétricos de alumínio por mês. “A fábrica em Montenegro vem para reforçar a produção para o Brasil, mas também está pronta para alcançar os mercados do Uruguai, Argentina e Paraguai”, revela Maurício Gouvea, Diretor Executivo da Alubar.

A estratégia com a Alubar Montenegro é a de reforçar o atendimento ao setor de transmissão e distribuição de energia elétrica, principalmente ao perfil dos principais clientes da Alubar. “Hoje a nossa principal demanda segue sendo de cabos de alumínio para linhas de transmissão de energia. Com a aquisição da nova planta aumentaremos a partição neste mercado e ficaremos prontos para as demandas do mercado de distribuição que vem com uma forte tendência de crescimento nos últimos anos”, analisa o executivo.

CONFIABILIDADE - A aquisição das duas unidades é um reflexo da segurança que a Alubar oferece ao mercado, fortalecida em 2018 após garantir as entregas dentro dos prazos, mesmo em meio a obras de expansão da fábrica de Barcarena, que incluiu a reconstrução do prédio administrativo e a instalação de uma nova linha de laminação.

“No ano passado, demos a garantia de que a produção seria mantida, a fábrica expandida e os compromissos firmados seriam cumpridos sem transtornos aos clientes. Inclusive adquirimos um forno de fusão para processamento de lingotes de alumínio dentro da própria fábrica, o que nos dá independência na aquisição de insumos. Isso gera segurança e aumenta a nossa a credibilidade em um mercado que, volto a dizer, continuará crescendo e demandando de nós”, afirma Gouvea.

São fatores que contribuem para o processo de contínua expansão da Alubar, que agora irá além das fronteiras brasileiras. “Nossos clientes são os grandes players do mercado de infraestrutura e de energia do mundo. Já atendemos estes clientes no Brasil e com a internacionalização da Alubar poderemos atendê-los em outros projetos fora do país”, enfatiza Gouvea. Este, inclusive, é um dos pontos que levou a empresa a investir no escritório de negócios em Miami. Os Estados Unidos possuem o maior mercado ocidental para os produtos que a Alubar oferece.

Nos últimos dois anos, a empresa passou por diversos investimentos em expansão, ampliando a capacidade produtiva da fábrica de Barcarena em 60% e adquiriu uma unidade em Cotia (SP), um escritório em São Paulo capital e agora as novas unidades Alubar Montenegro e Alubar Metals.


Outras Notícias