Notícias

Alubar já beneficiou 242 jovens, em Barcarena no Pará, com o programa Jovem Aprendiz

A Alubar recebeu em outubro, no dia 26, em Barcarena, no Pará, a segunda turma de 2021 do Jovem Aprendiz. O programa que acontece desde 2011 e em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) já beneficiou 242 jovens da região, com a geração de renda e a oportunidade de entrada no mercado de trabalho. Os participantes são capacitados com cursos de qualificação profissional de Assistente Administrativo e Mecânico de Manutenção.  A iniciativa tem como propósito descobrir novos talentos e profissionalizar a mão de obra local, por meio de conteúdo teórico e aulas práticas na empresa.

Os jovens aprendizes que se destacam, apresentam potencial de aprendizagem e crescimento são absorvidos pela Alubar. Em 9 anos de programa, 29 jovens foram efetivados e passaram a fazer parte do quadro de colaboradores, após o final do contrato. Fredson Portilho começou na turma de 2020 e atualmente é estagiário da área de Comunicação. Ele recorda que o Jovem Aprendiz contribui para o seu crescimento pessoal e profissional, ampliando a perspectiva e visão de mercado e indústria.

“Tive a oportunidade de aprender muito com minhas instrutoras, Andreza Sampaio e Mayra Araújo, que somaram para o meu desenvolvimento, com a indicação de cursos, dicas e ensinamentos. Essas novidades despertaram o meu interesse pela Comunicação e no último mês de contrato, recebi o convite da minha gerente, Mônica Alvarez, para continuar na área, passando de jovem aprendiz para estagiário. No futuro espero aprimorar cada vez mais o que aprendi, bem como estar aberto para novos conceitos e aprendizados. Quero buscar a inovação e fazer especialização para contribuir com o setor do qual faço parte”, afirma Fredson.

O mecânico de manutenção, Daniel Queiroz, também começou como jovem aprendiz em 2019, no setor de Manutenção Eletromecânica da Alubar. Desde o início sua meta foi ser parte efetiva da equipe, além de aprender e se qualificar profissionalmente. “Eu tive ótimos profissionais ao meu lado o tempo todo.  Eles se dedicaram para me ensinar e me desenvolver. Meu esforço e paciência também ajudaram no processo de aprendizagem, assim como todos os meus companheiros de trabalho. Sou muito grato a Alubar por todas as oportunidades proporcionadas. Não resta dúvidas que eu irei levar o nome da empresa comigo para sempre, como parte da minha história”, revela Daniel.

O Jovem Aprendiz oferece cursos Assistente Administrativo com carga horária de 800 horas e duração de 10 meses e Mecânico de Manutenção de 1.040 horas com o término em 13 meses. As turmas são formadas por 16 jovens, divididos nos períodos da manhã e tarde.  Os jovens precisam passar por uma prova de conhecimentos gerais e uma avaliação psicológica, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou médio e ter entre 14 e 24 anos para participar do programa. A Alubar proporciona um ambiente de desenvolvimento para acolher, treinar e ensinar. Além da inserção no mercado de trabalho, geração de renda na comunidade, os jovens recebem outros benefícios como vale refeição, vale transporte para as aulas no SENAI, fretado para a prática na empresa, planos de saúde, odontológico e seguro de vida.

 

 

 

 

 


Outras Notícias