Notícias

Alubar participa de evento internacional sobre Compliance

O diretor de Auditoria Interna e Compliance do Grupo Alubar, André Cruz, foi um dos palestrantes do 11º Congresso Internacional de Compliance da LEC, realizado em 25 de junho, em São Paulo (SP). Na ocasião, ele ministrou o workshop “Novas fronteiras da avaliação de riscos e tendências para 2024”, ao lado de Fábio Bastos, sócio de Risk Advisory Services da RSM Brasil, e Suzete Pizzio, head de Governança, Risco e Compliance do Grupo Cimed.

O evento foi voltado a profissionais de diversas áreas que buscam melhorar a abordagem de avaliação de riscos para os negócios. O foco da palestra do diretor da Alubar foram os desafios e as oportunidades da inteligência artificial (IA) nas empresas, abordando tanto os riscos de usá-la quanto de os de não a utilizar e demonstrando as possibilidades de seu uso na prática.

“Os riscos da utilização da IA incluem preconceitos e discriminação algorítmica, questões de segurança e privacidade dos dados, além de dependência excessiva e falta de transparência. Por outro lado, não utilizar a IA pode resultar em perda de competitividade, ineficiência operacional e perda de oportunidades de negócio. Tanto os riscos de uso quanto de não uso podem ser mapeados e mitigados, criando um espaço seguro para a aplicação adequada da IA”, detalha André Cruz.

Como exemplo prático, André citou o desenvolvimento de um “agente GPT” para gestão de contratos, mostrando que o seu uso pode economizar muitas horas de trabalho, possibilitando que essas as mesmas sejam dedicadas para fins mais estratégicos. Contudo, o diretor ressalta:  “ao optar pelo uso da IA, é essencial observar e incluir em uma matriz de risco medidas de controle como segurança dos dados, privacidade, controle de acesso, acordos legais e a escolha de provedores confiáveis”.

Cultura de Integridade

          O diretor de Auditoria Interna e Compliance da Alubar destacou a importância de participar de eventos como este para difundir e fortalecer a cultura de integridade entre as diversas organizações brasileiras. “O contato com profissionais de outras empresas nos mostra que não estamos sozinhos em diversos desafios que enfrentamos no dia a dia e isso permite que tenhamos visão de diferentes práticas e iniciativas que podem ser proveitosas em nosso Programa de Integridade, da mesma forma que podemos contribuir com as nossas ações”, afirma André Cruz.

O evento também contou com a presença dos profissionais da equipe de Compliance da Alubar, ajudando a motivar e atualizar os conhecimentos do time. “Não posso deixar de destacar que a participação da equipe foi fundamental neste evento. Compliance é uma área multidisciplinar e manter essa engrenagem em movimento requer uma equipe engajada e atualizada nas diversas frentes de um Programa de Integridade efetivo”, relata o gestor.

Ao longo dos últimos 10 anos, o Programa de Integridade do Grupo Alubar se torno uma referência no Brasil, obtendo o prestigioso Selo Empresa Pró-Ética por quatro edições consecutivas (2017, 2018-2019, 2020-2021 e 2022-2023). Esse reconhecimento é destinado às empresas que comprovam as melhores práticas de conformidade e medidas robustas de enfrentamento à corrupção e fraude.


Outras Notícias