Notícias

Alubar inicia fabricação de cabos elétricos nos EUA.

Com o objetivo de aumentar sua participação no setor de condutores elétricos na América do Norte, o Grupo Alubar iniciou neste sábado, 06 de maio a fabricação de cabos de alumínio na Alubar Metals, sua planta industrial localizada na cidade de Marston, no Missouri (EUA).

A Alubar Metals Missouri começou a operar em 2022, produzindo apenas vergalhões de alumínio. Agora, a unidade fará a transformação de parte dos vergalhões em cabos elétricos, processo que a empresa já realiza nas fábricas de Barcarena, no Pará e de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Inicialmente, a Alubar terá capacidade produtiva de cerca de 25 mil toneladas de cabos elétricos ao ano nos Estados Unidos, mas, de acordo com o Chief Operations Officer (COO) da empresa, André Kishi, essa capacidade poderá chegar a 75 mil toneladas por ano até 2025. “Produzir cabos a partir da nossa unidade nos Estados Unidos é algo muito promissor, então, consideramos uma ótima oportunidade de negócio para expandir nossas vendas”, detalha Kishi.

Nesta primeira fase da produção serão gerados 85 novos empregos e os principais produtos serão os cabos nus de alumínio para linhas de transmissão, mas a Alubar não descarta a possibilidade de fornecer condutores elétricos isolados em breve. “Vamos sentir o que o mercado demanda, até para ter volume de vendas”, ponderou o COO da Alubar. Em 2022, a empresa conquistou seus primeiros clientes de cabos elétricos na América do Norte, fechando o ano com exportação de 1.300 toneladas do produto fabricado Brasil.

 

Vergalhões

A unidade Alubar Metals, nos Estados Unidos, tem capacidade produtiva de cerca de 96 mil toneladas de vergalhões de alumínio ao ano. Contudo, neste primeiro momento, é projetado que apenas 20% da produção seja transformada em cabos elétricos nesta unidade. O restante continuará sendo fornecido aos clientes externos de segmentos diversos.


Outras Notícias