Notícias

SGI realiza 1ª edição do Seminário de Oportunidades de Melhoria da Alubar

No dia 28 de fevereiro, o time de Sistema de Gestão Integrada (SGI), com o apoio da Gerência Geral de Engenharia de Processos, Qualidade e Meio Ambiente, promoveu a 1ª edição do Seminário de Oportunidades de Melhoria da Alubar, o SOMA. Com foco em melhorias rápidas do dia a dia, que podem ser implementadas sem a necessidade de altos custos e que impactam na rotina de produção, 13 equipes puderam apresentar 14 projetos de melhoria.

Com o objetivo de reconhecer as áreas que buscam a melhoria dos seus processos, evidenciando suas ideias e resultados para outros parceiros, o SOMA mostrou a importância do engajamento entre os colaboradores na busca de soluções e da possibilidade de melhoria em diversas áreas.

“Poder mostrar que conhecemos nosso processo e que podemos melhorar o modo de se trabalhar é gratificante. Com o SOMA, podemos conhecer e valorizar o trabalho de pessoas que pensamos estar distantes de nossa operação”, conta Márcio Soares, operador de bobinador e um dos campeões do SOMA pela área de Produção Metais.

Fizeram parte da 1ª edição do SOMA as áreas da Produção Metais, Controle da Qualidade e Manutenção. A analista de SGI, Camila Veras, uma das responsáveis pela organização do evento, ressaltou os resultados do seminário para diversas rotinas da empresa. “Durante as apresentações, muitos aspectos relevantes, tais como meio ambiente, segurança, qualidade, produtividade, 5S e ergonomia, foram abordados nos projetos. Atividades como a operação de empilhadeiras, uso de matéria prima, rotinas de laboratório, automação de equipamentos, inspeção de produtos finais, dentre outras, foram alvo de melhorias, logo, podemos dizer que as áreas tiveram ideias bem diversas sobre diferentes etapas dos seus processos”, afirma a analista.

  “Esse seminário foi de fundamental importância na minha vida, pois pude mostrar a muitos que não acreditavam que um projeto tão simples pudesse ganhar um prêmio. Mais do que isso, é ter a certeza que estou contribuindo com a empresa”, completa Márcio Soares. 

Além dos integrantes das equipes, estavam presentes no evento os gerentes das áreas participantes e os colaboradores da Produção e Administrativo. A banca avaliadora do seminário foi composta pela gerente administrativa, Dorcas Xavier, o coordenador do SESMT, Antônio Augusto Gonçalves Filho, e o consultor externo Aníbal Simões. Os três projetos com melhor desempenho foram reconhecidos em uma premiação. Conheça as equipes vencedoras:

1º lugar (empate): Redução de papel durante registros de fios.

Equipe: Flávio Guilherme, Kamila Sampaio e Adriano Andrade. (Controle da Qualidade)

1º lugar (empate): Definição de pontos de coleta de emulsão.

Equipe: Bruno Lima e Márcio Soares (Produção Metais)

2º lugar: Acondicionamento e transporte de emulsão.

Equipe: Carlen Espindula, João Miguel, Deyvid Souza e Helu Cley (Controle da Qualidade)


Outras Notícias