Projeto Catavento


Literatura nos rios da Amazônia, um projeto para a vida dos educadores e alunos de 30 escolas ribeirinhas.

O Grupo Alubar acredita que a educação é fator primordial na formação de cidadãos. Neste sentido, desde 2009 a empresa realiza o projeto Catavento, ação que incentiva o hábito e prazer da leitura em mais de 1.500 jovens estudantes da Educação Infantil ao 5º ano em salas multisseriadas de 30 escolas ribeirinhas de Barcarena (PA). A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Social de Barcarena (Semed).

O Catavento é trabalhado de forma anual. A cada ano letivo, o projeto estabelece um tema que será trabalhado durante as oficinas de formação com os mais de 70 educadores que atuam nas escolas. A ideia é que os professores trabalhem esse tema com os alunos e despertem neles, além do hábito da leitura, a produção de conteúdo, como poemas, prosas, sonetos ou peças teatrais.

As oficinas são trabalhadas com foco na produção textual de fábulas, mitos, lenda e contos de assombração. Nestas capacitações, os professores aprendem com um arte-educador a como contar histórias relacionadas aos respectivos temas, utilizando técnicas teatrais, como montagem de cenário e confecção de máscara.

Além da formação, as escolas envolvidas contam com um baú recheado de livros e jogos educativos. A cada ano, as unidades de ensino participam do tradicional evento de celebração de resultados: a Ciranda dos Baús. O encontro permite interação entre as escolas e dá a oportunidade para que os alunos apresentem suas produções em cima do tema trabalhado, em sala de aula.

Livros – O projeto Catavento também se tornou um projeto de incentivo à escrita. No ano de 2013, em um trabalho de cocriação entre coordenadores, professores e alunos, foi lançado o livro “Projeto Catavento: contando as histórias que nos contaram – lendas, mitos e contos de assombração”. A publicação traz 46 histórias inéditas sobre mitos, lendas e contos de assombração da Amazônia, resgatadas pelos alunos e familiares da região onde as escolas estão instaladas.

A publicação está disponível para download no iTunes.

Em 2017, também com a cocriação de todos os envolvidos na iniciativa, foi lançado o segundo livro, intitulado “Projeto Catavento: contando as histórias que nos contaram – fábulas”, com 56 histórias inspiradas pelas famosas fábulas de Esopo, Fedro, La Fontaine e Monteiro Lobato e reescritas pelos alunos e professores, , inserindo nos textos elementos da fauna e flora da região amazônica.

Confira como foi o lançamento deste segundo livro, lançado no dia 28 de abril de 2017.